Receita de crepe francês
Uma massa simples, muito parecida com nossa panqueca, mas que tem sua origem clássica na região da Bretanha, na França. Estamos falando do crepe, um prato francês por excelência e para o qual os franceses têm até um dia especial para celebrá-lo, 2 de fevereiro. Na Bretanha, os crepes são feitos com a famosa farinha de trigo sarraceno e há diferenciações também nos nomes, para os salgados, o nome usado é “galettes”, para os doces, aí sim, usa-se crepe. Para nós, aqui no Brasil, não há essa diferenciação. Buscamos num caderno de receita de família, uma legítima receita de crepe francês! E contamos os segredinhos e o passo a passo detalhado.
Na França, os crepes e as galettes são servidos tradicionalmente com sidra, uma bebida deliciosa fermentada de maçã que está ganhando popularidade no Brasil (leia aqui matéria publicada aqui na revista sobre isto). Também é comum na França colocar um ovo cru na finalização do crepe, algo não usual por aqui, mas que fica uma delícia. Se preferir, pode fritá-lo antes e acrescentar na finalização do crepe.
Se não tiver acesso à farinha de trigo sarraceno – disponível em empórios – pode-se usar farinha de trigo branca tradicional. Um item indispensável, contudo, é uma frigideira antiaderente para fazer crepe, ou a nossa popular frigideira para panqueca. Quanto aos recheios, pode-se usar o clássico presunto e queijo ou inventar as combinações que desejar. Para acompanhar, basta uma simples salada de folhas e, voilà, temos um jantar delicioso para fazer a dois ou receber amigos. Bon appétit!
Vamos à receita do crepe francês! Receita de crepe
Rendimento: para 6 pessoas Preparação: 1 hora para descansar a massa e cerca de 3 minutos para cada crepe. Ingredientes 4 ovos 250 g de farinha de trigo 250 ml de leite 250 ml de água Uma pitada de sal 1 pouco de óleo para untar a frigideira Obs.: para um toque diferenciado, experimente uma colher de água de flor de laranjeira Modo de preparo - Coloque a farinha numa tigela e faça um buraco no meio. Coloque os ovos um a um no centro. Misture bem com um fouet (batedor de amare). Em seguida coloque aos poucos o leite e a água. Misture até conseguir uma massa fina e lisa. Coloque uma pitada de sal.
- Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Esse é um dos segredos para a massa ficar boa.
- Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um pouco de óleo, ou azeite. Coloque o equivalente a meia concha de massa. Faça movimentos circulares com a frigideira para que a massa se espalhe uniformemente.
- Deixe cozinhar até que as bordas comecem a desgrudar da frigideira. - Vire o crepe com uma espátula e deixe cozinhar por mais cerca de 1 minuto.
- Coloque o recheio do crepe, aguarde cerca de 1 minuto ou, novamente, até que a massa esteja firme e dobre na metade. Sirva ainda quente. Obs.: caso vá preparar o crepe para várias pessoas, pode preparar todas as massas primeiros e depois recheá-los.
Confira uma seleção de produtos da loja on-line da Cozinha Retrô:
A marca italiana Bialetti é referência em design e qualidade nas suas cafeteiras, mas se destaca também nas panelas, como a nova linha Madame Tradicional, que combina design original com visual retrô! Essa crepeira é linda e funcional. Veja aqui.
Panos de prato com design e qualidade superior. Assim são os panos de prato feitos pelo Estúdio Avelós, que transformam cones de fios 100% algodão em tecidos resistentes e macios, com excelente absorção, feitos em tear manual no interior de Minas Gerais, e tingidos com tecnologia de ponta, que não desbota. Veja aqui.
O batedor, ou fouet, é um item fundamental na cozinha, mas nem por isso precisa ser sem graça! Os tons pastel, ou candy colors, são tendência na decoração e deixam a cozinha com aquele toque retrô. Delicados e lindos para expor no porta utensílios, esses batedores de silicone resistente vão se tornar mais um item de decoração na sua cozinha. Veja aqui.
Tigela esmaltada retrô
Inspirada na nostalgia das cozinhas retrô, a linha de utensílios esmaltados da marca alemã Fackelmann une qualidade, beleza e funcionalidade. A tigela para preparar alimentos em aço laminado e com revestimento em ágata na combinação de cores creme e vermelho (nas bordas), dá aquele charme vintage na cozinha! Veja aqui.
Prato raso 100% em cerâmica, com estampa (Maya) criada pela designer catarinense Carolina Haveroth, que compôs uma linha que inclui prato de sobremesa, caneca e bowl. Um prato lindo, com estampa xadrez vichy para dar personalidade a sua cozinha! Veja aqui.
Copo para sidra e base em madeira Extremamente popular no Grã-Bretanha, e bebida típica dos pubs, a Sidra (ou Cidra) é uma bebida alcoólica feita a partir do suco de maçã fermentado. Este conjunto de copos para degustar sidra acompanha uma tábua de madeira, para dar aquele ar de pub em casa. Veja aqui.