top of page

Revista Cozinha Retrô

Biscoito de polvilho da tia Teresinha

Quando pedi a receita de um biscoito de polvilho da minha tia mineira octogenária e cozinheira espetacular, tinha em mente aquele biscoito mais firme, parecido com os vendidos em mercado, mas eis que o biscoito de polvilho mineiro se revelou uma outra coisa, uma espécie de pão de queijo oco, igualmente delicioso. Virou vício. A dificuldade inicial com a receita deve-se as medidas padrão dos cozinheiros de talento nato...é um copo disso, um pouquinho daquilo...Mas, depois de pequenos ajustes dá para compartilhar a receita.

receita de biscoito de polvilho cozinha retro

Entre as vantagens deste biscoito, está o fato de não levar óleo, manteiga ou qualquer outra gordura, poder ser guardado na geladeira e assar rapidamente. Ou seja, pode ter biscoito quentinho no café da manhã ou no lanche da tarde sem sacrifício.

Para os que aderiram às restrições alimentares da moda, o biscoito também não tem glúten e é possível fazer com leite sem lactose. Mas o que importa é o sabor e a praticidade, e essa é tradicionalmente uma receita simples, com poucos ingredientes e que demanda uma bacia e uma colher. Ingredientes 500 g de polvilho azedo 1 copo de leite 1 ½ copo de água 3 colheres de sopa de farinha de milho 1 ovo 1 colher de chá de sal (fica bem neutro, se gostar de mais salgado pode colocar mais uma colher de chá) Opcional: 1 xícara de queijo parmesão fresco ralado

receita de biscoito de polvilho cozinha retro

Modo de preparo 1- Coloque o leite, a agua e o sal em uma panela e leve ao fogo para ferver. 2- Em uma bacia coloque apenas uma parte do polvilho, cerca de uma xícara e reserve. Em uma pequena tigela coloque as 3 colheres da farinha de milho.

receita de biscoito de polvilho

3- Após o leite (com a água) ferver, jogue um pouco na farinha de milho, o suficiente para dissolver. 4- Coloque a farinha dissolvida no polvilho na bacia e acrescente um pouco de leite mexa bem. Aqui começa a parte que requer um pouco de paciência, coloque o polvilho restante aos poucos na bacia, intercalando com a mistura de leite e água. É BEM PROVÁVEL que você não use toda a misture de leite e água, por isso é importante que coloque aos poucos, até sentir a consistência, que é mole pegajosa.

receita de biscoito de polvilho cozinha retro

5- Antes de terminar a mistura de leite e água, acrescente o ovo, a partir daí verá se é necessário colocar mais o líquido. Misture bem.

receita de biscoito de polvilho cozinha retro

6- É fundamental deixa a massa descansar por pelo menos 1 hora na geladeira. 7- Após o tempo de descanso, preaqueça o forno por 5 minutos em temperatura média.

receita de biscoito de polvilho cozinha retro

8- Retire a massa da geladeira e, em uma assadeira antiaderente (baixa de preferência, tipo pizza) faça bolas médias (uma colher de massa) e distribua na assadeira, deixando espaço entre eles. A consistência da massa é mais mole e gruda um pouco na mão, pode passar um pouco de óleo na mão para evitar que grude. 9- Asse por cerca de 15 a 20 minutos e sirva imediatamente. Este bolo só fica bom consumido na hora, assim que sai do forno.


Se fizer a receita e for postar no instagram marque a gente para vermos: @cozinha_retro


Posts Relacionados

Ver tudo
Comprinhas
Receitas
Dicas e Ideias
Aperte o play!
Fique conectado
  • Facebook
  • Pinterest-icon
  • Instagram
  • Vintage-Spotify-IOS-icon
  • rss rtro_edited
Blogs que seguimos
bottom of page