Entrevista com Zizi Carderari, do blog Casa dos Outros
Panos de prato, passadeiras de mesa, jogos americanos, guardanapos...roupas para vestir a cozinha e montar uma mesa posta elegante, atemporal e com a essência da casa brasileira. Essa é a proposta das criações da jornalista e designer têxtil Zizi Carderari, do blog Casa dos Outros, que junto com as artesãs do Estúdio Avelós, em Minas Gerais, cria artigos têxteis para cozinha e mesa feitos em tear manual, 100% algodão, unindo resistência e qualidade com a beleza simples. Zizi conversou com a Cozinha Retrô sobre suas referências e dicas para dar personalidade à decoração.
Foto: Zizi Carderari - por Manu Oristanio
Você tem uma carreira sólida no jornalismo, como surgiu o interesse pelo design têxtil?
Zizi - Na verdade, o meu interesse pelo design têxtil vem desde sempre, essa pesquisa sempre fez parte do meu estilo de trabalho. No meu jornalismo de decoração a casa brasileira sempre esteve presente. Comecei pelo têxtil porque aprendi no Stúdio Bercot – com Marie Ruckie e outras grandes mestres como Janete Costa e Maureen Bisilliat – que todo trabalho de estilo começa no seu próprio quintal. Sou descendente de italianos, imigrantes que foram trabalhar nas fazendas do interior de São Paulo, na divisa com Sul de Minas. Sempre fui fascinada pelo uso dos tecidos aproveitados da sacaria. Minhas avós usavam a sacaria na casa inteira, com acabamentos manuais maravilhosos, como os abrolhos.
Suas criações são contemporâneas e clássicas ao mesmo tempo. Quais são suas fontes de inspiração?
Zizi - Comecei a pesquisa na tecelagem mineira, e então percebi que tinha uma base escandinava – queria uma casa brasileira, usando o 100% algodão e com novo olhar. Apenas dei contemporaneidade, prestando atenção em cores básicas, função e manutenção aos produtos.
Como pesquisa e desenvolve as matérias-primas para suas criações com o Estúdio Avelós?
Zizi - Como disse olho sempre para o quintal, nossos costumes, o que as pessoas artesãs sabem fazer e trago para os dias de hoje.
Como dar personalidade à decoração?
Zizi - Começar a decorar sua casa pelas funções, no que você realmente precisa, seguir uma paleta de cores e depois os “ENFEITES”.
Qual sua dica para montar uma mesa elegante?
Zizi - Usar as peças do coração, ter uma memória afetiva e, estando dentro das funções, não tem regras.
O que está fora de moda na hora de arrumar a mesa e receber em casa?
Zizi - Para mim não existe moda, moda morre, passa logo – Acredito no estilo. Essa frase é da mademoiselle Gabrielle Chanel, a Coco Chanel.
Os panos de prato, passadeiras de mesa, guardanapos e jogos americanos mostrados nas fotos estão disponíveis na loja on-line da Cozinha Retrô.
Fotos: Manu Oristanio