Receita de Madeleine fácil de preparar
Tem coisa melhor que um bolo saindo do forno para acompanhar um café fresco? É quase remédio. Um dos doces que mais gosto é a Madeleine, um "bolinho" francês centenário em formato de concha. A confeitaria francesa pode intimidar pela sua sofisticação, mas, neste caso, trata-se de uma receita simples. A única exigência é a forma em formato de conchas para dar a aparência clássica deste doce leve e perfeito para um lanche à tarde.
Demorei tempos para ter a tal forma para fazer madeleine (veja na galeria ao final), mas uma amiga minha tinha. Na maior folga, ligava agendando uma visita e pedia para ser recebida com madeleines. Amiga generosa e boleira de mão cheia, sempre fui atendida. Marina, minha amiga, garante que sua receita é muito fácil, mas de resultado maravilhoso. Até o José Antônio, seu filho lindo de pouco mais de 1 ano, ajuda a preparar. É esta receita de madeleine dela que compartilhamos logo mais abaixo.
Há dois anos, quando lançamos a loja on-line Cozinha Retrô, um dos itens que mais desejava ter na nossa vitrine virtual era, justamente, a forma de madeleine. Ela demorou um pouco para entrar no nosso portfólio, no entanto, hoje temos uma forma para madeleine antiaderente muito boa, feita pela marca alemã Zenker. Colocamos o link aqui, mas você acha esta forma no nosso menu Cozinha / Utensílios para Bolos & Doces.
Tem muitas histórias sobre o surgimento desse charmoso bolinho, contudo, a mais propagada nos leva à região de Commercy, na França, e ao ano de 1755. Diz a lenda que o rei Lorraine, durante um jantar para convidados, é surpreendido com a demissão de seu cozinheiro. Um jantar sem sobremesa era inconcebível. Como restava ainda algum tempo, uma das empregadas prepara uma massa e a apresenta em forma de pequenos bolinhos dourados. O rei, orgulhoso do sucesso da sobremesa, manda chamar a autora da receita. Uma jovem se apresenta tímida e com as mãos ainda cheias de farinha. O rei pergunta: - Como se chama essa obra de arte? - Não tem nome, é o que fazemos em Commercy em dias de festa. - E qual é seu nome? - Madaleine. - Muito bem, a receita se chamará Madaleine de Commercy! Séculos depois, a receita não somente é muito apreciada na França como ganhou o mundo. Vamos então à receita de madeleine!
Receita de Madeleine
Rendimento: 28 madeleines Tempo de preparo: 10 minutos de preparação, 30 minutos de descanso para a massa e cerca de 8 minutos para assar a massa no forno. Ingredientes: · 2 ovos · 150 g açúcar · 150 g de farinha de trigo peneirada · 1 colher de café (2 ml) de fermento em pó · 125 g de manteiga em temperatura ambiente (ponto de pomada) · 2 colheres de sopa (30 ml no total) de leite A gosto: pode-se adicionar algumas gotas da essência de sua preferência, como laranja, limão ou baunilha. Pode-se usar também raspas de limão. Modo de preparo: 1- Em uma vasilha, bata os ovos (com um batedor fouet) junto com o açúcar até obter um creme homogêneo e claro. 2- Aos poucos, adicione a farinha peneirada e o fermento em pó. Mexa apenas o suficiente para incorporar os ingredientes.
3- Acrescente a manteiga e o leite e misture. Se for usar essência, ela entra nesta etapa. Basta adicionar as gotas e misturar. 4- Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira. 5- Enquanto a massa descansa, pré-aqueça o forno a 220°. 6- Unte a forma de madeleine. 7- Após o descanso, distribua uma colher (café) da massa em cada cavidade da forma (elas vão crescer) 8- Leve ao forno e deixe assar por cerca de 3 minutos nesta temperatura alta (220ºC). 9- Diminua a temperatura para 180ºC e deixe assar por mais 5 minutos. 10 - Tire da forma e deixe descansar sobre uma grade ou suporte para resfriar bolo e pão. Atenção: Fique atento à temperatura do forno, as madeleines cozinham muito rápido, então, se dourarem rápido demais, diminua a temperatura do forno.
Vitrine Cozinha Retrô
Para ir direto para a página dos produtos na loja Cozinha Retrô basta clicar sobre o nome do produto:
Fotos: Marina Tiezzi