Livro compartilha receitas de família e ensina cozinhar com cores
No comando da Olaria Paulistana, a ceramista Lucia Eid faz trabalhos que encantam. À técnica apurada para modelagem de pratos, travessas e qualquer outro item que a imaginação permitir, soma-se também o talento para trabalhar com cores. E são as matizes que inspiraram o Livro “Prato Feito: Cozinhando com Cores”, no qual Lucia compartilha receitas de família. Para cada prato, uma inspiração visual para harmonizar tonalidades. Uma delícia de ler. Uma delícia de contemplar. Nesta sexta, não tem receita, mas sim essa dica de livro para se deleitar em sabores e cores.
Da família Lucia herdou o gosto pela arte de cozinhar, em uma interessante história que mistura raízes árabes com cultura mineira, conforme conta no livro. Esta mescla orienta as receitas de Prato Feito, que vão do falafel ao pão de queijo com linguiça curada. O Cozinha Retrô publicou recentemente a receita tradicional de homus (pasta de grão-de-bico), e no livro ele ganha cores - roxo, verde e laranja. Até o falafel de Lucia é verde. A propósito, a escritora-cozinheira diz que não retira as casquinhas do grão-de-bico no pós-cozimento, dúvida colocada na receita que o Cozinha Retrô postou... tirar ou não tirar, eis a questão.
Lucia diz que as receitas do livro não são complicadas, mas há pratos elaborados e que podem surpreender em um almoço com amigos, como a rabada no vinho tinto com curau salgado e agrião, ou, carneiro com trigo grosso e sementes de romã. A publicação também traz receitas básicas, como coalhada fresca, caldos e tahine. Enquanto folheia-se as páginas em busca de receita, o cérebro vai sendo atiçado a pensar em cores...nos pratos, nas travessas, nas toalhas, na mesa, na vida. Livro para se ter na estante. Prato Feito: Cozinhando com as Cores Autora: Lucia Eid Editora: Sesi-SP 180 páginas, capa dura Pode ser encontrado na www.amazon.com.br (R$ 45,20)