top of page

Revista Cozinha Retrô

Todo dia é dia de champagne

Poucas coisas ainda mantém seu o glamour intacto, ao longo de séculos, como beber uma taça de champagne. Nos tempos atuais, essa maravilhosa bebida é servida em taças em formato “flute” ou “tulipa”, para preservar o gás e as bolhas, e mesmo taças de vinho, estas últimas consideradas por muitos sommeliers como as melhores para sentir os aromas da bebida. Lá foram deixadas para trás as belas taças “coupe”, que reinaram absolutas por séculos e ganharam o imaginário popular de puro glamour com as festas parisienses nos anos 20 e, claro, as divas de hollywood nas décadas seguintes. Sem esquecer das cascatas de champagne das festas de casamento. Até serem gradativamente substituídas pelas taças “corretas”. Mas quem se importa com correções etílicas quando está em jogo o inigualável charme retrô?


O Cozinha Retrô é apaixonado pelas taças coupe, também chamadas de taças Maria Antonieta. Reza a lenda que a rainha da França teria mandado fazer taças de porcelana com o molde dos seus seios. Este modelo arredondado reinou absoluto até a década de 1960. Recentemente, a modelo Kate Moss teve uma taça de champagne modelada em seu seio esquerdo, homenagem de um restaurante londrino aos seus 25 anos de carreira.

Taça de champagne - Cozinha Retrô

Mas o estilo retrô está na moda e, timidamente, as tais taças estão voltando. Quem não tem a sorte de ter herdado esses modelos de vós, mães ou tias, pode caçar em feiras de antiguidade, ou aproveitar o resgate vintage que algumas marcas estão fazendo. Mas, no Brasil, ainda não é muito fácil achá-las. Um raro exemplo é a Porcelanas Oxford, que colocou o modelo na linha Crystal. Quem estiver em São Paulo, as feiras de antiguidade do MASP e o Bixiga, aos domingos, são boas opções. No Rio de Janeiro, a Feira Rio Antigo, na rua Lavradio, na Lapa, é realizada no primeiro domingo de cada mês e também tem bons achados. Quem estiver de viagem para a Europa as opções em mercados vintage são um deleite!. Só requer determinação e abstração com a dificuldade de acomodar as delicadas taças na mala.

Beber champagne é sinônimo de celebração, em taças vintage, o glamour está garantido! #cozinharetro #vintage #coupeglass


“I drink Champagne when I'm happy and when I'm sad. Sometimes I drink it when I'm alone. When I have company I consider it obligatory. I trifle with it if I'm not hungry and drink it when I am. Otherwise, I never touch it -- unless I'm thirsty.” Madame Lily Bollinger, House of Bollinger Champgne



Posts Relacionados

Ver tudo
Comprinhas
Receitas
Dicas e Ideias
Aperte o play!
Fique conectado
  • Facebook
  • Pinterest-icon
  • Instagram
  • Vintage-Spotify-IOS-icon
  • rss rtro_edited
Blogs que seguimos
bottom of page