Volta pela Itália em 5 pratos tradicionais
Receitas antigas, passadas de geração em geração, e que podem se tornar ícones de uma região. Uma verdadeira culinária vintage. A Itália é pródiga nesse sentido, e seus pratos tradicionais cruzaram continentes junto com os imigrantes, sendo apreciados hoje em cantinas e cozinhas domésticas mundo afora. Mas a culinária italiana ainda preserva algumas joias locais, que não são tão fáceis de serem degustadas fora de seus locais de origem. É o caso do Casoncelli, uma massa típica da região de Bergamo, pequena e bela cidade na região da Lombardia que, no entanto, popularizou no mundo o Risoto Milanês (selecionamos este prato fácil para a receita, logo abaixo). É possível fazer uma viagem inesquecível pela Itália em cinco pratos icônicos, e com algo em comum que costuma identificar as receitas mais nobres – a simplicidade.
LOMBARDIA – Risotto Alla Milanese Esta região no extremo centro-norte da Itália é a mais populosa e rica da Itália, e tem como capital Milão. A cidade é referência mundial em moda e design, mas tem muitas preciosidades ao redor, como a já citada Bergamo. O risoto (receita no final da matéria) foi selecionado porque carrega o nome desta incrível região já no seu título, mas apenas para citar, é daqui a origem do tradicional panettone com frutas cristalizadas...
TOSCANA – Bistecca alla Fiorentina Localizada no centro do país, a Toscana permeia o imaginário quando pensamos em belas e bucólicas paisagens italianas. A riqueza que se observa na simplicidade das paisagens rurais e de pequenos vilarejos permeia a culinária toscana, que valoriza as ervas finas do campo, como alecrim e sálvia. Aqui estão algumas das cidades mais bonitas da Itália, como Florença, origem da famosa Bistecca alla Fiorentina, carne cortada com cerca de três cm de altura e temperada apenas com azeite extravirgem, sal e pimenta. O famoso pão toscano, sem sal, pode acompanhar muito bem este prato.
LAZIO – Saghetti alla Carbonara É o prato mais internacional da culinária desta região bem ao centro do pais, onde está a capital Roma e, uma vez na cidade, não há prato mais comentado e buscado que o Spaghetti alla Carbonara, sem creme de leite, como costumamos ver no Brasil. Neste molho simples, mas pungente, vai apenas ovo cru levemente batido, pancetta, pimenta do reino e queijo pecorino romano. Brilha como receita típica da região também a Saltimboca alla Romana.
CAMPANIA – Pizza Margheritta Talvez o prato que mais une os povos do mundo vem desta região – a pizza. Não há quem não goste. Ela é a rainha da cidade mais famosa da região, Nápoles, isso em um local que abriga também a costa Amalfitana. E no reino das pizzas napolitanas, ninguém reina mais absoluto que a Pizza Margherita. Ela é tão sagrada, que pizzaiolos de todo mundo buscam na região o selo de autenticidade para as redondas que produzem mundo afora. Como pode ser constatado nos demais pratos, a Pizza Margherita leva poucos ingredientes, molho de tomate, mussarela, manjericão e azeite e, claro, precisa ser assada em forno a lenha.
SICÍLIA - Cannoli
A Itália possui 20 regiões definidas, incluindo as duas ilhas – Sardenha e Sicília – e esta última é famosa por preservar suas tradições. Não podia ficar de fora dessa seleção uma homenagem aos doces italianos. É da Sicília, no extremo sul, que sai um dos mais famosos e copiados em outros países – o Cannoli, uma massa doce em forma de canudo e recheada com creme de queijo ricota ou mascarpone, e que pode ser temperada com baunilha e água de flor de laranjeira, como a típica receita siciliana. Claro, precisa-se fazer uma menção honrosa a outros ícones da gastronomia local, como o limão siciliano.
RECEITA - RISOTTO ALLA MILANESE Rende: 4 porções Receita do livro “Milano in Cucina” Ingredientes 320 g de arroz tipo Carnaroli 900 ml de caldo de carne ½ cebola picada 90 g (1 xícara) de queijo ralado (parmesão de preferência) 70 g de manteiga 20 filetos de açafrão Uma pitada de açafrão em pó 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Preparo Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola, acrescente o arroz e mexa por cerca de 3 minutos. Comece acrescentar o caldo de carne, uma concha de cada vez, com o açafrão, mexendo a cada adição, até que o arroz esteja cozido, o que leva em média de 14 a 16 minutos, dependendo do arroz. Adicione a manteiga, o queijo ralado e mexa bem, desligue o fogo e sirva imediatamente. Testou a receita? Post no instagram com a hastag #receitacozinharetro