Receita de Spaetzle – macarrão alemão
Trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães e austríacos que vieram para a região Sul no início do século 20, o Spätzle, ou Spaetzle, é uma comida retrô. Se você não tem ascendência ou intimidade com a gastronomia germânica, provavelmente, não conhece. Trata-se de um macarrão caseiro, com massa de elaboração simples, diferente das tradicionais pastas italianas. Ainda hoje permanece popular no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante a Oktoberfest, realizada anualmente em Blumenau, o prato é servido nas praças de alimentação, como um resgate da cultura e da culinária tradicional alemã. Por sua simplicidade, ele costuma ser servido como acompanhamento nas refeições, não como prato principal. Singelo, porém, saboroso. Combina bem com carnes encorpadas, como porco e carneiro. É comida que remete à memórias afetivas, com receita passada de geração em geração.
Embora tenha preparo fácil, a receita tem uma peculiaridade que costuma espantar cozinheiros amadores. Em geral, usa-se um “ralador de spätzle” para distribuir a massa na água fervente na hora do cozimento. Esse espremedor, ajustado sobre a panela, já corta os pedacinhos de spaetzle que vão cair na água em fervura. O utensílio é vendido no Brasil, mas não é achado tão facilmente.
Entre as matriarcas no sul do país é comum também a técnica de colocar a massa sob uma tábua de madeira e cortar os pedacinhos com a ponta da faca, direto na panela. Exige técnica e destreza, melhor garimpar o ralador! Porém, para que ninguém desista da receita porque não quer comprar ou não achou este utensílio, a Cozinha Retô revirou a estante e selecionou de um livro chileno – sim, isso mesmo – uma receita de spätzle que pode ser feito no espremedor comum de batata.
Este livro, “Manos del Sur, é um garimpo de uma viagem ao sul do Chile, que tem forte influência da cultura germânica por conta dos imigrantes que foram para a região. A pequena Frutillar, na patagônia, parece uma cidadezinha alemã aos pés da Cordilheira dos Andes, margeada pelo belíssimo Lago Llanquihue. Se for visitar as turísticas Puerto Mont e Puerto Varas inclua Frutillar no roteiro. Mas, voltando ao livro, o chef Carlo von Mühlenbrock entrevistou nesta região chilena 22 famílias descendentes de alemães, ouviu suas histórias e abriu os cadernos de receitas. O resultado foi a compilação de 80 pratos típicos, com fotos das famílias. Belo trabalho, que infelizmente não está disponível no Brasil.
Hoje, então, temos variações de um mesma tema. Uma receita de spaetzle retirada do livro “Manos del Sur”, outra, receita de família do Cozinha Retrô. Escolha uma e depois conte o que achou. Inspire-se e prepare um almoço diferente no final de semana!
Antes das receitas, vamos dar uma força com a pesquisa de dois lugares que vendem o ralador de spätzle (abaixo). Existem vários modelos e os vendedores costumam usar a versão em inglês da palavra – “spaetzle” - para a descrição. O do cozinha retrô é da marca Kuchenprofi e foi trazido da Alemanha. Stuttgart – Importadora de produtos alemães situada em Blumenau/SC, mas que vende spaetzle pela internet para todo o país. Cookstore – Loja de Porto Alegre que também vende spaetzle pela Internet. VAMOS ÀS RECEITAS! Spätzle – Receita do Livro “Manos del Sur” Ingredientes 500 g de farinha 80 g de sêmola 6 ovos 240 ml de leite (um copo) Água fervente sal Preparo Em uma vasilha grande misture os ingredientes secos, acrescente os ovos e o leite. Bata com uma batedeira por 2 minutos ou até obter uma massa ligeiramente espessa. Passe a mistura por um amassador de purê diretamente sobre uma panela com água fervente com sal (como se fosse cozinhar macarrão) e cozinhe por três minutos ou até que os spätzle subam à superfície. Retire do fogo e coloque em água fria para parar o cozimento. Corte-os e sirva como acompanhamento. Spaeztle – Receita de família Cozinha Retrô Ingredientes 125 g de farinha de trigo 1 ovo 1 colher de café de sal 50 ml de leite noz-moscada 2 colheres sopa de manteiga água fervente Preparo Em uma vasilha misture a farinha, o ovo, o sal e o leite com um colher de pau até a massa, que deve ficar pegajosa, criar bolhas de ar. Deixe descansar por 15 minutos e coloque a mistura no ralador de spätzle sob uma panela com água fervente. Cozinhe por cerca de 3 minutos ou até subirem à superfície, retire e reserve. Após cozinhar toda a massa, em uma frigideira derreta as duas colheres de sopa de manteiga e acrescente rapidamente os spätzle, apenas para incorporar a manteiga. Tempere com a noz-moscada e sirva. #cozinharetro #receitadespatzle #receitas #spaetzle #spatzle