top of page

Revista Cozinha Retrô

Receita de Croque Monsieur para fazer com as crianças

Aqueles que foram crianças entre os anos 50 e 80, provavelmente, têm as mesmas lembranças sobre ajudar os pais na cozinha: praticamente nenhuma. Cozinha não era lugar de criança. Recentemente, durante uma aula sobre “Cozinha de Memórias”, conduzido pela querida jornalista Ana Holanda e com duas dezenas de participantes com faixas etárias bem distintas, as histórias, em sua maioria, eram de artimanhas para conseguir ficar na cozinha durante a infância. O grupo se divertiu com o relato de uma senhora de família italiana, em cujo preparo do almoço de domingo a mãe, avó e tias mandavam as crianças de uma casa para outra para buscar o “entretê”, mas elas sempre voltavam de mãos vazias. Depois de muito tempo, a senhora descobriu que “entretê” era um código para entretenimento.

receita de croque monsieur - cozinha retro

Mas, os tempos são outros. Cada vez mais as crianças têm participado das atividades domésticas, incluindo a cozinha. Isso é saudável e lúdico. Levar os filhos para a cozinha e preparar juntos uma refeição estreita laços e cria memórias afetivas que serão lembradas por toda a vida. Na hora de selecionar uma receita para envolver a criança na cozinha no Dia em sua homenagem, a Cozinha Retrô escolheu uma unânime nas preferências: o sanduíche. No entanto, para ter graça, fomos buscar uma receita francesa famosa, já que temos francesinhas na família Cozinha Retrô. Estamos falando do Croque Monsieur”!

receita de croque monsieur - cozinha retro

Trata-se de um sanduíche de presunto e queijo, mas com aquele charme e glamour que só os franceses têm. Reza a lenda que surgiu em um café parisiense, em 1910. O escritor francês Marcel Proust cita o croque monsieur em seu livro "A sombra de raparigas em flor”, segundo volume do clássico "Em busca do tempo perdido", lançado em 1919. Contudo, claro que pode haver polêmica até com receita de sanduíche. Sabe aquelas receitas que todo mundo diz que a sua é a melhor ou que tem a versão original? O croque monsieur não escapa. Algumas levam manteiga, outras não, a mostarda também pode ser ao gosto do freguês, e há quem inclua até bebida alcoólica. Porém, acreditamos que, em qualquer receita, o que vale é seu toque de carinho, de alma. Receita boa é aquela que traz lembrança feliz e calorosa.

receita de croque monsieur - cozinha retro

A receita do Croque Monsieur é simples, mas a riqueza está escondida nos pequenos detalhes. Na maior parte do processo as crianças podem ajudar. As maiores podem, inclusive, preparar o molho béchamel, única etapa mais elaborada da receita. Ele fica uma delícia. De acompanhamento, uma salada de folhas verdes é perfeita. Aproveite o feriado com seu filho na cozinha! Se publicar sua foto de croque monsieur com os pequenos nas redes sociais coloque a hastag #cozinharetro. Vamos à receita?

receita de croque monsieur - cozinha retro

Receita de Croque Monsieur Rendimento: para 4 sanduíches Tempo de preparo: o tempo da diversão das crianças! Ingredientes: 8 fatias de pão de forma (vale o que mais gostar – feito em casa, integral, etc.) 200 g de presunto 400 g de queijo – de preferência em pedaço, para poder ralar na hora (aqui também vale as preferências. O melhor seria o francês emmental, que derrete bem e é fácil de ser encontrado nos mercados. Se não puder, a melhor substituição é o queijo prato) Manteiga para passar nas fatias de pão (opcional, veja no modo de preparo) Para o molho béchamel que compõe o croque monsieur: 1 litro de leite gelado 3 colheres de sopa de manteiga 3 colheres de sopa de farinha de trigo sal e noz moscada a gosto. Modo de preparo: Preaqueça o forno a 250 graus (temperatura alta). Comece pelo molho bechamel, desta forma dá tempo de esfriar um pouco até a montagem dos sanduíches.

receita de croque monsieur - cozinha retro

Coloque em uma panela as 3 colheres de manteiga para derreter, em fogo baixo. É preciso ter o cuidado para não queimar a manteiga, então, atente-se para que o fogo esteja bem baixo. Uma dica é mexer a panela fora da chama para evitar que a manteiga queime enquanto derrete. Se preferir, pode derreter a manteiga no micro-ondas e colocar já derretida na panela. Após a manteiga derretida, acrescente as 3 colheres de sopa de farinha de trigo e mexa bem com um batedor de alumínio (fuet) ou uma colher de madeira ou silicone. Esta é a parte que requer mais atenção, pois a manteiga não pode queimar, ou seja, escurecer. Mexa por no máximo dois minutos, para dar tempo de a farinha cozinhar. Acrescente imediatamente o leite gelado. Mexa sempre até começar a engrossar, isso leva cerca de 10 minutos. Nesta etapa, pode aumentar o fogo para temperatura média. O importante é mexer o tempo todo. Assim que o molho engrossar, desligue o fogo e tempere com sal e noz moscada. Montagem dos sanduíches: Rale o queijo na parte mais grossa do ralador. Corte as fatias de presunto em tiras. Em uma frigideira, toste levemente as fatias de pão. Se quiser dar mais uma camada de sabor, pode passar manteiga para tostar o pão na frigideira. Retire e disponha em assadeira ou forma refratária.

receita croque monsieur - cozinha retro

Espalhe uma fina camada de molho bechamel em cada uma das fatias de pão.

receita de croque monsieur - cozinha retro

Espalhe por cima de uma das fatias de cada sanduíche o presunto em tiras e o queijo ralado.

receita de croque monsieur - cozinha retro

Cubra o sanduíche com a segunda fatia de pão e faça uma cobertura com o molho bechamel. Por cima, acrescente mais queijo ralado.

receita de croque monsieur - cozinha retro

Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos ou até ficar dourado e com uma crosta gratinada.


Posts Relacionados

Ver tudo
Comprinhas
Receitas
Dicas e Ideias
Aperte o play!
Fique conectado
  • Facebook
  • Pinterest-icon
  • Instagram
  • Vintage-Spotify-IOS-icon
  • rss rtro_edited
Blogs que seguimos
bottom of page