A onda dos pães artesanais
A busca por mais saúde tem promovido um resgate à comida caseira. Cozinhar está na moda. Cadernos de receita voltaram a ser valorizados. As trincheiras da comida de verdade foram se expandindo e chegaram aos pães. Hoje, proliferam cursos para aprender a fazer pães de fermentação natural, aquele que nossas avós costumavam fazer, com fermento criado e alimentado em casa. Neste cenário as chamadas padarias artesanais também começaram a pipocar pelas grandes cidades, com fornadas diárias de pães saborosíssimos, sofisticados e rústicos ao mesmo tempo. A Cozinha Retrô fez uma seleção de boas padarias artesanais em São Paulo, testadas em tardes com café fresquinho acompanhando.
Você conhece boas padarias artesanais ou tem dicas para quem quer começar a fazer pão? Deixe nos comentários ou compartilhe em nossas redes sociais (links na home) e lembre-se de usar a hastag #cozinharetro
Vamos às dicas!
Santiago Padaria Artesanal
Vamos começar com a mais recente, aberta no mês de outubro numa pacata rua do bairro da Pompeia, zona oeste de São Paulo. Além de poder levar os pães para casa, é possível sentar nas mesas e pedir tábua do pão do dia com alguns acompanhamentos. Vale a visita! O lugar tem um jeitinho retrô irresistível, daqueles lugares para passar a tarde sem pressa.
Les Croissants d'Etienne
Na Chácara Klabin, zona sul de São Paulo, o boulanger francês Etienne Virloget prepara croissants diariamente. E eles são os melhores de São Paulo. Em breve, Etienne abrirá um local para atendimento ao público, mas, por enquanto, é preciso fazer encomendas. Contato para pedidos via WhatsApp (11) 97302-1979.
Marie Marie
Localizada no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, a charmosa padaria Marie Marie é decorada como uma bakery americana. Mas os destaques ficam pelos pães fresquinhos e artesanais e de fermentação natural.
A PÃO – Padarial Artesanal Orgânica
Uma das primeiras da capital paulista a fazer pães de fermentação natural com farinha orgânica. A primeira loja começou em 2007, na rua Bela Cintra, no bairro dos Jardins, comandada por Rafael Rosa. A padaria é pequena e aconchegante, mas atualmente existem outras 4 espalhadas pela cidade (endereços no site).
Julice Boulangère
O espaço da Julice Boulangère na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, vive cheio, os atrativos são os quiches e os 180 tipos diferentes de pães artesanais.
Padaria São Domingos
A padaria São Domingos é uma instituição paulistana. Localizada no centro de São Paulo, criou fama com seu delicioso pão italiano, que também é vendido recheado com linguiça. O local vende ainda aperitivos, queijos e massas caseiras.
Deli Garage
Recém-inaugurada também, a Deli Garage tem decoração também com inspiração retrô e das boulangeries francesas. A França também inspira os pães, como os croissants e baguetes. A padaria fia próximo ao Beco do Batman, ponto turístico da Vila Madalena, e é um empreendimento de Fernanda Valdívia.