top of page

Revista Cozinha Retrô

Como esterilizar vidros para guardar alimentos

Mais do que estar na moda, reaproveitamento e reciclagem é uma necessidade. As duas palavras têm tudo a ver com cozinha, onde transformar alimentos é uma arte. Entretanto, deixemos as receitas de lado e vamos nos concentrar nos vidros que acumulamos inevitavelmente e, muitas vezes, vão para o lixo. Para quem já desenvolveu ou está aprendendo o belo hábito de preparar compotas e molhos caseiros, os vidros são essenciais. Guarde vidros de mostarda, palmito, azeitona...depois, na hora de guardar seus molhos, basta higienizar corretamente. Eles podem ter vida longa na geladeira! Vamos ao resgate da cozinha retrô! Veja abaixo um passo a passo de como higienizar os vidros e usá-los para guardar suas geleias, molhos de salada, para massas e até a marmita do dia a dia.

Como esterilizar vidros - Cozinha Retrô

Vidros esterilizados:

  • Primeiro certifique-se que o vidro não tem lascas e está em perfeitas condições de reúso.

  • Lave bem os vidros com detergente e retire qualquer adesivo.

  • Tenha uma pinça grande (de preferência inox) para manusear os vidros e um pano de prato limpo para a secagem.

  • Coloque água para ferver em uma panela de tamanho adequado para a quantidade e formato dos vidros que vai higienizar. A água precisa cobrir os vidros.

  • Coloque a panela com água e os vidros para ferver e, quando levantar fervura, conte 15 minutos.

  • Após esse tempo, desligue o fogo e com a pinça retire com cuidado os vidros da panela, escorrendo toda a água que tenha no interior.

  • Coloque os vidros para secar sobre um pano de prato limpo.

  • Espere os vidros esfriarem totalmente antes de colocar os alimentos.

Como esterilizar vidros - Cozinha Retrô

Existem outras maneiras de esterilizar os vidros, como no forno e até na máquina de lavar, não faltam tutoriais na Internet, procure por fontes confiáveis e escolha o método que mais se adapte.

Tampinhas para vidros - Cozinha Retrô

ATENÇÃO! Os vidros podem e dever ser reciclados, mas as tampas, contudo, precisam ser novas. Principalmente, se a ideia é guardar molhos ou outras conservas por um tempo maior. Isso porque cada tampa conta com uma borracha branca selante, colocada internamente, sensível ao calor, e responsável por criar o vácuo que garante a conservação. Este processo é realizado uma vez, portanto, se a tampa já foi usada, a borracha provavelmente está deformada e não fará a vedação correta. Se a ideia é usar o vidro para guardar o molho do dia aí, claro, as tampas podem ser reutilizadas (e esterilizadas no mesmo processo dos vidros, acima) sem problema. Preste atenção apenas se precisar fazer vedação total do vidro para guardar por longos períodos. Neste caso tenha tampinhas novas!


Na foto abaixo, as tampinhas da esquerda são usadas e as da direita, novas. Veja a diferença na borracha:

Tampinhas para vidros - Cozinha Retrô

O Cozinha Retrô adora um blog (em inglês, infelizmente) com dicas ótimas para guardar comida em vidros, o Food in Jars, vale a pena dar uma olhada.



Vamos reaproveitar vidros?


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Comprinhas
Receitas
Dicas e Ideias
Aperte o play!
Fique conectado
  • Facebook
  • Pinterest-icon
  • Instagram
  • Vintage-Spotify-IOS-icon
  • rss rtro_edited
Blogs que seguimos
bottom of page