A beleza atemporal das louças esmaltadas
- redacao@cozinharetro.com.br
- 8 de ago. de 2016
- 1 min de leitura
Poucas coisas remetem tanto à uma cozinha retrô como as louças e panelas esmaltadas, que também podem ser chamadas de ágata. As bases podem ser de alumínio ou ferro, nas mais variadas espessuras, que recebem o esmalte usado para fazer a cobertura. Esses modelos conquistaram legiões de donas de casa pela variedade de desenhos e cores, por aquecerem rapidamente, serem fáceis de limpar e, claro, pela beleza.

No entanto, nos anos 80, as panelas e louças esmaltadas foram para lista negra dos agentes de saúde e acabaram por cair em desuso no dia a dia. A causa da polêmica, décadas atrás, relacionava-se com os elementos tóxicos encontrados nos esmaltes, como chumbo e cádmio, que seriam transferidos para a comida na hora do cozimento dos alimentos.

Hoje, contudo, existem panelas e louças de ágata seguras, que seguem o padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e não transferem material tóxico para a comida. Se as suas louças esmaltadas são muito antigas, melhor deixar para decoração ou apenas para servir.
Seleção de encher os olhos do pinterest do Cozinha Retrô
Comments