Vamos conversar sobre a cafeteira french press?
- Sheila Train - redacao@cozinharetro.com.br
- 23 de set. de 2016
- 4 min de leitura
Ela dispensa filtro, fogão, eletricidade e faz um café, dizem os apaixonados pela bebida, muito mais saboroso. Esse utensílio quase milagroso na cozinha atende pelo nome de cafeteira french press, ou cafeteira com prensa francesa. Com ela você prepara a bebida por meio de infusão, que consiste em misturar o pó do café com água aquecida em um recipiente com êmbolo, responsável pela separação entre os dois ingredientes. Apesar do nome usado internacionalmente, “french press”, apontar à língua inglesa ou a França, a cafeteira foi patenteada em 1929 pelo designer italiano Attilio Calimani. Na Itália, o utensílio recebe o nome de caffettiera a stantuffo. Pelo design meio retrô ou por fazer um café bem gostoso mesmo, a cafeteira french press voltou à moda e está fazendo sucesso no Brasil.

Porém, se você pretende adquirir uma cafeteira com prensa francesa é bom saber que seria interessante fazer investimentos em outros itens importantes, como um moedor de grãos de café e, claro, num café de boa qualidade. O moedor é necessário porque o sistema desta cafeteira exige uma moagem mais grossa, ou seja, o pó comum comprado em supermercado não serve. A recompensa, contudo, vem em forma de um café fresco e de aroma intenso e, acredite, prático para o dia a dia. Moer o grão de café na hora traz um frescor ainda maior para a bebida, contudo, é possível comprar o café já moído para a prensa francesa. O Café Suplicy oferece esse serviço, com compra pela Internet e entrega nacional. É possível escolher entre várias opções para os cafés da marca, que também podem ser adquiridos nas lojas físicas, que existem em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O preparo - Para fazer o café é preciso esquentar a água (sem esperar a fervura total, ou seja, até começarem as primeiras bolhas), escaldar a cafeteira, dispensar essa água, colocar o pó no recipiente (conforme a quantidade desejada), despejar a água quente, esperar alguns minutos (de 3 a 5 minutos) e pressionar o filtro para baixo. Simplesmente isso! Ao final do post selecionamos dois vídeos com explicações sobre como preparar o café na cafeteira com prensa francesa. Um cuidado importante para o preparo é atentar-se para a moagem mais grossa dos grãos. Se os grãos estiverem com moagem muito fina você terá mais resistência para pressionar o filtro, se a pressão fluir levemente a textura está correta. Outra atenção é para tomar o café logo após pressionar o filtro, caso contrário ficará mais amargo. Quanto às medidas, este pode ser um tema polêmico, pois depende do gosto de cada um. A medida padrão aponta um colher (sopa) de café, cerca de 8 gramas, para cada 200 ml de água.
Seleção Cozinha Retrô para a hora do café:
Cafeteira French Press Bialetti
A marca italiana que é sinônimo de cafeteiras de qualidade tem uma cafeteira pressa francesa muito charmosa e colorida. Na loja Cozinha Retrô você encontra nas cores vermelha e amarela.
Chaleira e caneca de ágata Ewel
As louças esmaltadas, ou louças de ágata como também é dito, são retrô por natureza. Lembram casa de vó e tem a vantagem de serem atóxicas e, claro, lindas. Na loja cozinha retro tem outras cores, mas selecionamos a cor azul baby para dar aquele toque ainda mais retrô para a sua hora do café.
Caneca de cerâmica
As padronagens xadrez, ou estampa vichy, é uma das tendências mais fortes da moda no momento, e a caneca de cerâmica Maya, criada pela designer catarinense Carolina Haveroth lembra essa clássica estampa. Na loja Cozinha Retrô é possível formar o conjunto da linha para o café da manhã, com pratos e bowl.
Caneca Pip Studio
A caneca de porcelana Ribbon Floral da grife holandesa Pip Studio tem estampa delicada e de inspiração retrô, para deixar sua hora do café mais charmosa e alto astral. As porcelanas da Pip Studio são desejo em todo o mundo. Na loja Cozinha Retrô tem a opção no tom rosa também.
Caneca Americano
Um dos maiores clássicos do design brasileiro, o copo americano, também tem sua versão em caneca. Simples e lindo. Tem na loja Cozinha Retrô.
Café Suplicy Torra Média – moído para extração francesa De acordo com a empresa, trata-se de um blend de grãos de espécie 100% arábica das Fazendas Pinhal, Santo Antonio do Amparo, MG & Santa Alina, São Sebastião da Grama, São Paulo. Possui aroma frutado e levemente cítrico. Especialistas sugerem a torra clara para uso na prensa francesa, também disponível no Café Suplicy, mas como dito acima, a sugestão aqui é com base em gosto pessoal.

Café Fazenda Pessegueiro – torrado em grãos O café é produzido, colhido e processado na propriedade que dá nome ao produto, na região de Mococa, no interior paulista. O processo de manejo do café é artesanal. O café é encorpado e com características achocolatadas. A loja on-line da fazenda Café Pessegueiro vende café torrado em grãos em pacotes de 500 g e 1 kg.

Aprenda a fazer! Abaixo selecionamos dois vídeos das marcas Tramontina e Bialetti que mostram como preparar café na cafeteira francesa.
Salvar
Comments