Doisneau, sensível tanto à dor como aos simples prazeres da vida
O fotógrafo francês Robert Doisneau é, sem dúvida, um dos mais importantes representantes da fotografia humanista que surgiu na década de 1950. Famoso por seus retratos de Paris, por suas fotografias de crianças em idade escolar, e ainda seu clichê « le baiser de l'hôtel de ville », Doisneau demonstrou um talento único para encontrar personagens carismáticos, episódios divertidos e momentos fugazes de humor e ternura. Mesmo nos contextos mais pobres, ele destila emoções e acontecimentos que fazem da vida o que ela é.
Os arquivos fotográficos de Robert Doisneau incluem cerca de 450 000 fotografias. Ele mesmo fez uma classificação temática para facilitar a pesquisa de sua obra.
Quem se interessar pela arte de Doisneau, poderá se deliciar com o acervo disponível no site www.robert-doisneau.com/fr/. Se preferir por tema, sem problemas, hoje estão classificados 49 itens, por exemplo: mulheres, homens, mar, objetos e Paris dos mais variados ângulos.
Há também inúmeros livros lançados sobre a obra de Doisneau. Um bom exemplo é « Mestres da Fotografia - Robert Doisneau », disponível na Fnac (R$ 34,90). O Cozinha Retrô selecionou algumas de suas fotografias para o simples prazer de reviver uma época que já não existe mais. #cozinharetro #doisneau